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4 Competências Essenciais Para Correspondentes Bancários

4 Competências Essenciais Para Correspondentes Bancários

 

Algumas características são essenciais para correspondentes bancários que desejam alcançar o sucesso. Estas competências podem estar presentes desde sempre na personalidade do correspondente, porém podem ser desenvolvidas ao longo da carreira.

Ou seja, mesmo que você não se identifique com alguma delas, lembre-se de que nunca é tarde para se tornar um profissional melhor!

 

1. Se identificar com o mercado de crédito

É preciso muita paixão e sensibilidade para entender com empatia que do outro lado da mesa está alguém em busca de uma solução para um problema que está vivendo ou uma expectativa de realização de um grande desejo.
Vender crédito é como vender um produto qualquer.

O tangível é o dinheiro disponibilizado, e os juros são o lucro do comerciante, que no caso do crédito chamamos de spread bancário.


2. Manter o seu negócio como foco principal

O Correspondente Bancário precisa estar atento e acompanhar suas operações de perto. Muita pendência surge no meio de uma proposta em

aberto, muitas dúvidas dos clientes aparecem e, além disso, o foco deve ser em vender todos os dias.

Esta é uma das características mais necessárias a um correspondente bancário e a que mais impõe desafios. Manter o foco apenas em uma atividade é uma atividade complexa para muita gente. Se o correspondente não mantiver o foco, é muito provável que não tenha sucesso.


3. Habilidade para negociações comerciais

É preciso gostar de vender. E, quem gosta de vender, gosta de metas. Quanto mais resultados, mais comissão, maior crescimento.
Entretanto, você precisará ser muito otimista, pois o desânimo não faz parte das características de um negociador. Precisa colocar energia em cada operação e fazer acontecer.

Vender “dinheiro” é muito simples, mas, como todo produto, precisa ser ofertado com profissionalismo e ética.


4. Habilidade no atendimento ao público

É muito importante você conhecer o estado emocional do seu cliente.
Se um cliente estiver emocionalmente bem, provavelmente ele estará contraindo crédito para realizar um sonho. Pode ser uma viagem, a compra da casa própria, do carro, reformar a casa, e nesse caso, a abordagem pode ser mais entusiasmada.

Já quando o cliente está emocionalmente abalado, é muito provável que o crédito seja para resolver um problema: pagar dívidas, ajudar um parente, pagar um tratamento de saúde e, nestes casos, os clientes acabam ficando muito ansiosos.

Por conta disso, a abordagem deve ser de acolhimento e compreensão. Você deve estar preparado para lidar com as emoções alheias com profissionalismo, tranquilidade e paciência.

Lembre-se: o cliente precisa ser entendido e tratado com muito carinho, não só porque a contratação de crédito envolve emoção, mas também, porque, você tem grande chance de fidelizar seu cliente, de modo que ele confiará somente em você para resolver suas questões financeiras em outras oportunidades.
 

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